Princípios que norteiam nossa escola

  • Home
  • Princípios que norteiam nossa escola

Princípios que norteiam nossa escola

  •  APRENDER É DAR NOVOS SIGNIFICADOS

A aprendizagem ou construção do conhecimento é a apropriação, por parte do aluno, do objeto a ser conhecido. Em outras palavras, ao conhecer, o aluno ressignifica as informações adquiridas, tornando-as um novo conhecimento e, consequentemente, modifica-se também.

  • SER ESTUDANTE É UM PROCESSO PERMANENTE

A aprendizagem constrói-se na relação com o outro, a partir das necessidades e situações do dia a dia, tendo, portanto, um caráter aberto. Está sempre em processo de formação e transformação, ou seja, tem existência histórica, daí a importância de cultivar no aluno uma postura de estudante que permaneça ao longo de sua vida.

  •  O CONHECIMENTO HUMANO É INSTRUMENTO DE AÇÕES MODIFICADORAS

O currículo deve constituir-se de conteúdos que sejam instrumentos para que os alunos desenvolvam capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais, tecnológicos e econômicos. Portanto, precisam conter, além de fatos e conceitos, procedimentos, valores, normas e atitudes.

  • A APRENDIZAGEM É COLETIVA, DINÂMICA E REFLEXIVA

Os  planos de curso da escola admitem a possibilidade de conhecimentos diversos, propiciam a utilização de vários procedimentos (como pesquisas, observações, leituras, registros, experiências, seminários etc), permitindo a apropriação do conhecimento de forma dinâmica e fundamentada, por meio da interação com o grupo. 

  • A ESCOLA DESENVOLVE COMPETÊNCIAS PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

A sociedade contemporânea caracteriza-se pelo volume, diversidade e velocidade de informações que circulam. Portanto, a escola deve instrumentalizar os alunos com competências como criticidade, flexibilidade, criatividade, liderança e cooperação que lhes permitam fazer uso do conhecimento que constroem.

  • O CONHECIMENTO É INTERDISCIPLINAR

As áreas que compõem o currículo são separadas apenas para efeito didático, estando permanentemente coligadas num dinâmico processo.

  • A DISCIPLINA POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA

A disciplina é trabalhada para a formação de cidadãos capazes de gerir a si próprios, participando do contexto social e político em que estão inseridos, construindo valores éticos e promovendo o bem-estar social.

  • O PROFESSOR É O MEDIADOR DA APRENDIZAGEM

 O professor desenvolve uma postura de escuta do grupo, buscando compreender o que emerge na interação dos alunos com o objeto de conhecimento para poder introduzir novos elementos e procedimentos que lhes permitam ir além do que já sabem.

  • A AVALIAÇÃO É PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

  A avaliação faz parte do processo de aprendizagem e ocorre no dia a dia da escola. Permite ao professor e ao aluno compreenderem como estão sendo elaborados os conteúdos estudados e, a partir daí, planejar e redirecionar intervenções para facilitar a construção do conhecimento.

  • A ESCOLA É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO

A dinâmica de relações entre alunos, pais, professores e funcionários baseia-se em princípios democráticos, ressaltando-se direitos e deveres, possibilidades de expressão, respeito e senso de responsabilidade. 


Contato
© 2024 Todos os direitos reservados.