Comunicação família-escola

  • Home
  • Comunicação família-escola

Comunicação família-escola

A sintonia entre a família e a escola é muito importante para a formação do jovem. Que projetos a família idealizou para ele? E a escola? Em que e como esses projetos podem caminhar juntos?

Essas reflexões devem permanecer vivas no dia a dia e ser constantemente retroalimentadas para que o trabalho pedagógico possa ser construído de maneira efetiva. Pensando nisso, Sapiens abriu alguns canais básicos de comunicação:

 

A.Trocas diárias

            * Agenda: Utilizada por ambas as partes para registrar informações específicas sobre algo da rotina (tarefas, circulares, comunicações específicas da coordenação e/ou da família etc). 

            Durante o turno da tarde, a secretaria da escola dispõe da agenda do dia para informação por telefone.

 

           * E-mails e circulares: comunicam informações referentes à reuniões de pais, entrega de tarefas e trabalhos escolares, registros de atrasos (após 7h30min), questões disciplinares, atividades extracurriculares, atividades em geral pertinentes à comunidade escolar e projetos pedagógicos desenvolvidos em sala. São enviados para os endereços eletrônicos dos responsáveis cadastrados na ficha de matrícula e/ou no site (área restrita a pais da escola). 

 

           * Facebook (www.facebook.com/colegiocanarinho): nessa  rede social a comunidade do Sapiens encontra-se para veicular informações sobre atividades desenvolvidas com os alunos ao longo do ano letivo, links interessantes, sugestões de textos, vídeos, fotos, reportagens etc.

 

            *Comunicação de entrevistas e/ou reuniões específicas: sempre que há necessidade de um encontro com a família é agendado um horário por meio de ligação telefônica ou e-mail.

 

            *Avisos: nos quadros murais da escola são colocados avisos sobre eventos culturais, cursos e/ou palestras que ocorrem na própria escola ou cidade.

 

B.Encontros Agendados no Calendário Escolar

            *Avaliação: no final de cada etapa letiva, há um encontro para trocar ideias sobre o desenvolvimento, a aprendizagem dos alunos e o projeto pedagógico desenvolvido no período.

            *Orientação a pais novatos: antes do início do ano letivo, é realizado um encontro com os pais novatos para orientá-los quanto ao funcionamento da escola e acompanhamento dos estudos de seus filhos.

            *Oficinas: ao longo do 1o semestre, são realizadas oficinas com pais de alunos para apresentá-los as formas de trabalho das diversas áreas e auxiliá-los a orientar as tarefas e estudos de seus filhos.

            *Estudo/discussão de temas atuais: acontecem de acordo com as necessidades surgidas no decorrer do ano. Partem de ideias levantadas pelo grupo de pais, profissionais da escola ou alunos.

            *Atividades extras: reúnem famílias, alunos e profissionais da escola em momentos como atividades festivas, esportivas, oficinas, apresentação de trabalhos, feiras, exposições etc.


Contato
© 2024 Todos os direitos reservados.