Conteúdos Exigidos

  • Home
  • Conteúdos Exigidos

Conteúdos Exigidos

  • 6º ANO (LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA)

LÍNGUA PORTUGUESA

PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
•  Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, lenda,fábula, conto de fada e poema.
•  Identificação de aspectos composicionais e funcionais em diferentesgêneros de textos (propósito, interlocutor, situação comunicativa).
•  Identificação de aspectos formais em gêneros textuais narrativos(personagem, desenvolvimento da ação, foco narrativo, tempo, espaço) edescritivos (tema-título, a evidência do todo e o recorte em partes).
•  Estabelecimento de relação entre título, assunto e tema.
•  Identificação de informações explícitas.
•  Recuperação de informações implícitas.
•  Reconhecimento do sentido de palavras e expressões, a partir do conteúdolinguístico e textual.
•  Identificação de diferença de registro: formal e informal.
•  Distinção entre linguagem escrita e linguagem oral, verbal e não-verbal.
•  Inferência de conceitos e tomada de posicionamento diante de valoresveiculados pelo texto.
•  Produção de textos considerando seus aspectos constitutivos e funcionais(o propósito comunicativo, a audiência, os lugares preferenciais de circulaçãoe a especificidade do gênero).
•  Utilização de mecanismo discursivos e linguísticos de coerência e coesãotextuais , conforme o gênero e o propósito do texto.

ANÁLISE LINGUÍSTICA
•  Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso:substantivo, adjetivo, pronome, verbo e advérbio.
•  Conhecimento das principais convenções ortográficas: acentuação,pontuação e grafia das palavras.

MATEMÁTICA

•  Sistema de Numeração Decimal: conhecer e operar com ordem, classe e valor posicional de números naturais de qualquer ordem de grandeza.
•  Operações (adição, subtração, multiplicação e divisão): utilização do cálculomental aproximado ou exato; uso de estratégias convencionais de cálculo;análise, interpretação e resolução de situações-problema.
•  Números Decimais: leitura, representação e operação.
•  Frações: representação, equivalência e operação.
•  Porcentagem: reconhecimento e uso no contexto social, realização decálculos simples.
•  Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.
• Grandezas mensuráveis (comprimento, massa, capacidade e superfície):reconhecimento das unidades usuais e utilização em situações-problema.
• Gráficos e tabelas: leitura e interpretação daqueles que complementamtextos jornalísticos e científicos.

 

  • 7º ANO (LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA)


LÍNGUA PORTUGUESA

PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
•  Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, crônica,verbete, poema.
•  Identificação de aspectos composicionais e funcionais em diferentesgêneros de textos (propósito, interlocutor, situação comunicativa).
•  Identificação de aspectos formais em gêneros textuais narrativos(personagem, desenvolvimento da ação, foco narrativo, tempo, espaço) edescritivos (tema-título, a evidência do todo e o recorte em partes)
•  Estabelecimento de relação entre título, assunto e tema.
•  Identificação de informações explícitas.
•  Recuperação de informações implícitas.
•  Reconhecimento do sentido de palavras e expressões, a partir do conteúdolinguístico e textual.
•  Identificação de diferença de registro: formal e informal.
•  Distinção entre linguagem escrita e linguagem oral, verbal e não-verbal.
•  Inferência de conceitos e tomada de posicionamento diante de valoresveiculados pelo texto.

ANÁLISE LINGUÍSTICA
•  Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso:substantivo, adjetivo, pronome, verbo e advérbio.
•  Conhecimento das principais convenções ortográficas: acentuação,pontuação e grafia das palavras.
•  Distinção entre período simples e composto na organização sintática.
•  Identificação e classificação do sujeito dos adjuntos adverbiais (tempo,causa, modo etc)

MATEMÁTICA

•  Resolução de problemas envolvendo as quatro operações com númerosnaturais e decimais
•  Potenciação: conceituação e cálculo de potência
•  Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum: resolução de problemas ecálculo do MMC e MDC
•  Frações: representação, operação, comparação e resolução de problemas
•  Porcentagem: conceituação e resolução de problemas
•  Medidas de comprimento: transformações e resolução de problemas
•  Polígonos: conceituação, principais propriedades
•  Área de polígonos (retângulo, quadrado, triângulo)
•  Medidas de área: transformações e resolução de problemas
•  Sólidos geométricos: reconhecimento e importância de utilização no nossodia a dia
•  Estatística: construção e interpretação de gráficos, resolução de problemasenvolvendo média aritmética.

 

 

  • 8º ANO (LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA)


LÍNGUA PORTUGUESA

PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOSESCRITOS E ORAIS
•  Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, crônica,verbete, poema.
•  Identificação de aspectos composicionais e funcionais em diferentesgêneros de textos (propósito, interlocutor, situação comunicativa).
•  Identificação de aspectos formais em gêneros textuais narrativos(personagem, desenvolvimento da ação, foco narrativo, tempo, espaço,discurso direto e indireto) e descritivos (tema-título, a evidência do todo e orecorte em partes).
•  Estabelecimento de relação entre título, assunto e tema.
•  Identificação de informações explícitas.
•  Recuperação de informações implícitas.
•  Reconhecimento do sentido de palavras e expressões, a partir do conteúdolinguístico e textual.
•  Identificação de diferença de registro: formal e informal.
•  Distinção entre linguagem escrita e linguagem oral, verbal e não-verbal.
•  Inferência de conceitos e tomada de posicionamento diante de valoresveiculados pelo texto.

ANÁLISE LINGUÍSTICA
•  Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso: artigo,substantivo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio e conjunção.
•  Conhecimento das principais convenções ortográficas: acentuação,pontuação e grafia das palavras.
•  Distinção entre período simples e composto na organização sintática.
•  Identificação e classificação do sujeito, do verbo (transitivo e intransitivo) e dos adjuntos adverbiais.
•  Produção de textos considerando seus aspectos constitutivos e funcionais(o propósito comunicativo, a audiência, os lugares preferenciais de circulaçãoe a especificidade do gênero).
•  Utilização de mecanismo discursivos e linguísticos de coerência e coesãotextuais , conforme o gênero e o propósito do texto.


MATEMÁTICA

•  Números inteiros
•  Números racionais
•  Operações com números inteiros e racionais
•  Porcentagem
•  Estatística: construção de gráficos
•  Proporcionalidade direta e inversa
•  Equação do 1° grau
•  Regra de três simples
•  Sistema de medidas
•  Áreas
•  Volumes

 

  • 9º ANO (LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA)

LÍNGUA PORTUGUESA

PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOSESCRITOS E ORAIS
•  Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, crônica,verbete, poema e artigo.
•  Identificação de aspectos composicionais e funcionais em diferentesgêneros de textos (propósito, interlocutor, situação comunicativa).
•  Identificação de aspectos formais em gêneros textuais narrativos(personagem, desenvolvimento da ação, foco narrativo, tempo, espaço,discurso direto e indireto) e descritivos (tema-título, a evidência do todo e orecorte em partes).
•  Estabelecimento de relação entre título, assunto e tema.
•  Identificação de informações explícitas.
•  Recuperação de informações implícitas.
•  Reconhecimento do sentido de palavras e expressões, a partir do conteúdolinguístico e textual.
•  Identificação de diferença de registro: formal e informal.
•  Distinção entre linguagem escrita e linguagem oral, verbal e não-verbal.
•  Inferência de conceitos e tomada de posicionamento diante de valoresveiculados pelo texto.

ANÁLISE LINGUÍSTICA
•  Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso: artigo,substantivo, adjetivo, pronome, preposição, verbo, advérbio e conjunção.
•  Conhecimento das principais convenções ortográficas: acentuação,pontuação e grafia das palavras.
•  Distinção entre período simples e composto na organização sintática.
•  Identificação e classificação do sujeito, do verbo (transitivo e intransitivo) e dos termos ligados ao verbo (objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial).
•  Identificação da ação expressa pelo verbo em relação ao sujeito (voz ativa,passiva e reflexiva).

MATEMÁTICA

•  Números primos.
•  Polinômios.
•  Produto notável.
•  Estatística e probabilidade.
•  Sistemas de equações.
•  Paralelismo.
•  Soma dos ângulos internos de um polígono.
•  Teorema de Pitágoras e Teorema de Tales.


Contato
© 2024 Todos os direitos reservados.