LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
• Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, lenda,fábula, conto de fada e poema.
• Identificação de aspectos composicionais e funcionais em diferentesgêneros de textos (propósito, interlocutor, situação comunicativa).
• Identificação de aspectos formais em gêneros textuais narrativos(personagem, desenvolvimento da ação, foco narrativo, tempo, espaço) edescritivos (tema-título, a evidência do todo e o recorte em partes).
• Estabelecimento de relação entre título, assunto e tema.
• Identificação de informações explícitas.
• Recuperação de informações implícitas.
• Reconhecimento do sentido de palavras e expressões, a partir do conteúdolinguístico e textual.
• Identificação de diferença de registro: formal e informal.
• Distinção entre linguagem escrita e linguagem oral, verbal e não-verbal.
• Inferência de conceitos e tomada de posicionamento diante de valoresveiculados pelo texto.
• Produção de textos considerando seus aspectos constitutivos e funcionais(o propósito comunicativo, a audiência, os lugares preferenciais de circulaçãoe a especificidade do gênero).
• Utilização de mecanismo discursivos e linguísticos de coerência e coesãotextuais , conforme o gênero e o propósito do texto.
ANÁLISE LINGUÍSTICA
• Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso:substantivo, adjetivo, pronome, verbo e advérbio.
• Conhecimento das principais convenções ortográficas: acentuação,pontuação e grafia das palavras.
MATEMÁTICA
• Sistema de Numeração Decimal: conhecer e operar com ordem, classe e valor posicional de números naturais de qualquer ordem de grandeza.
• Operações (adição, subtração, multiplicação e divisão): utilização do cálculomental aproximado ou exato; uso de estratégias convencionais de cálculo;análise, interpretação e resolução de situações-problema.
• Números Decimais: leitura, representação e operação.
• Frações: representação, equivalência e operação.
• Porcentagem: reconhecimento e uso no contexto social, realização decálculos simples.
• Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.
• Grandezas mensuráveis (comprimento, massa, capacidade e superfície):reconhecimento das unidades usuais e utilização em situações-problema.
• Gráficos e tabelas: leitura e interpretação daqueles que complementamtextos jornalísticos e científicos.
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
• Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, crônica,verbete, poema.
• Identificação de aspectos composicionais e funcionais em diferentesgêneros de textos (propósito, interlocutor, situação comunicativa).
• Identificação de aspectos formais em gêneros textuais narrativos(personagem, desenvolvimento da ação, foco narrativo, tempo, espaço) edescritivos (tema-título, a evidência do todo e o recorte em partes)
• Estabelecimento de relação entre título, assunto e tema.
• Identificação de informações explícitas.
• Recuperação de informações implícitas.
• Reconhecimento do sentido de palavras e expressões, a partir do conteúdolinguístico e textual.
• Identificação de diferença de registro: formal e informal.
• Distinção entre linguagem escrita e linguagem oral, verbal e não-verbal.
• Inferência de conceitos e tomada de posicionamento diante de valoresveiculados pelo texto.
ANÁLISE LINGUÍSTICA
• Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso:substantivo, adjetivo, pronome, verbo e advérbio.
• Conhecimento das principais convenções ortográficas: acentuação,pontuação e grafia das palavras.
• Distinção entre período simples e composto na organização sintática.
• Identificação e classificação do sujeito dos adjuntos adverbiais (tempo,causa, modo etc)
MATEMÁTICA
• Resolução de problemas envolvendo as quatro operações com númerosnaturais e decimais
• Potenciação: conceituação e cálculo de potência
• Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum: resolução de problemas ecálculo do MMC e MDC
• Frações: representação, operação, comparação e resolução de problemas
• Porcentagem: conceituação e resolução de problemas
• Medidas de comprimento: transformações e resolução de problemas
• Polígonos: conceituação, principais propriedades
• Área de polígonos (retângulo, quadrado, triângulo)
• Medidas de área: transformações e resolução de problemas
• Sólidos geométricos: reconhecimento e importância de utilização no nossodia a dia
• Estatística: construção e interpretação de gráficos, resolução de problemasenvolvendo média aritmética.
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOSESCRITOS E ORAIS
• Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, crônica,verbete, poema.
• Identificação de aspectos composicionais e funcionais em diferentesgêneros de textos (propósito, interlocutor, situação comunicativa).
• Identificação de aspectos formais em gêneros textuais narrativos(personagem, desenvolvimento da ação, foco narrativo, tempo, espaço,discurso direto e indireto) e descritivos (tema-título, a evidência do todo e orecorte em partes).
• Estabelecimento de relação entre título, assunto e tema.
• Identificação de informações explícitas.
• Recuperação de informações implícitas.
• Reconhecimento do sentido de palavras e expressões, a partir do conteúdolinguístico e textual.
• Identificação de diferença de registro: formal e informal.
• Distinção entre linguagem escrita e linguagem oral, verbal e não-verbal.
• Inferência de conceitos e tomada de posicionamento diante de valoresveiculados pelo texto.
ANÁLISE LINGUÍSTICA
• Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso: artigo,substantivo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio e conjunção.
• Conhecimento das principais convenções ortográficas: acentuação,pontuação e grafia das palavras.
• Distinção entre período simples e composto na organização sintática.
• Identificação e classificação do sujeito, do verbo (transitivo e intransitivo) e dos adjuntos adverbiais.
• Produção de textos considerando seus aspectos constitutivos e funcionais(o propósito comunicativo, a audiência, os lugares preferenciais de circulaçãoe a especificidade do gênero).
• Utilização de mecanismo discursivos e linguísticos de coerência e coesãotextuais , conforme o gênero e o propósito do texto.
MATEMÁTICA
• Números inteiros
• Números racionais
• Operações com números inteiros e racionais
• Porcentagem
• Estatística: construção de gráficos
• Proporcionalidade direta e inversa
• Equação do 1° grau
• Regra de três simples
• Sistema de medidas
• Áreas
• Volumes
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOSESCRITOS E ORAIS
• Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, crônica,verbete, poema e artigo.
• Identificação de aspectos composicionais e funcionais em diferentesgêneros de textos (propósito, interlocutor, situação comunicativa).
• Identificação de aspectos formais em gêneros textuais narrativos(personagem, desenvolvimento da ação, foco narrativo, tempo, espaço,discurso direto e indireto) e descritivos (tema-título, a evidência do todo e orecorte em partes).
• Estabelecimento de relação entre título, assunto e tema.
• Identificação de informações explícitas.
• Recuperação de informações implícitas.
• Reconhecimento do sentido de palavras e expressões, a partir do conteúdolinguístico e textual.
• Identificação de diferença de registro: formal e informal.
• Distinção entre linguagem escrita e linguagem oral, verbal e não-verbal.
• Inferência de conceitos e tomada de posicionamento diante de valoresveiculados pelo texto.
ANÁLISE LINGUÍSTICA
• Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso: artigo,substantivo, adjetivo, pronome, preposição, verbo, advérbio e conjunção.
• Conhecimento das principais convenções ortográficas: acentuação,pontuação e grafia das palavras.
• Distinção entre período simples e composto na organização sintática.
• Identificação e classificação do sujeito, do verbo (transitivo e intransitivo) e dos termos ligados ao verbo (objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial).
• Identificação da ação expressa pelo verbo em relação ao sujeito (voz ativa,passiva e reflexiva).
MATEMÁTICA
• Números primos.
• Polinômios.
• Produto notável.
• Estatística e probabilidade.
• Sistemas de equações.
• Paralelismo.
• Soma dos ângulos internos de um polígono.
• Teorema de Pitágoras e Teorema de Tales.