A seleção de professores do Sapiens é bastante criteriosa. Os novos professores passam por várias etapas de avaliação antes de ingressarem na instituição:
Uma vez fazendo parte do grupo de trabalho da escola, inicia-se o segundo momento, a participação no processo de FORMAÇÃO CONTINUADA. O professor de Ensino Fundamental II também deve ter uma excelente formação pedagógica, não se limitando apenas a conhecer os conteúdos de sua área de estudo.
Dessa forma, durante o ano letivo, a equipe de professores e coordenadores reúne-se todas as quartas-feiras à tarde em um grupo de estudo. Esse visa mantê-la sempre atualizada com as publicações mais recentes, realizar trocas com profissionais que trabalham com pesquisa na área pedagógica e entre o próprio grupo docente para que possa buscar elementos que lhe permita compreender sua prática de sala de aula e aperfeiçoá-la permanentemente.
Nesses encontros semanais também acontecem os planejamentos, os relatos de experiências de professores, os estudos de caso, os encontros de professores por área de estudo, dentre outros.