Esta foi a pergunta que a professora Deborah (Física) fez aos alunos do 8º ano. Individualmente, eles fizeram uma redação explicando o que sabiam sobre e depois compartilharam com a turma o que entendiam sobre esse conceito.
Em sala de aula, a professora Deborah (Física) dividiu as turmas de 8º ano em vários grupos. Cada um dos grupos, recebeu uma questão diferente da prova. Algumas estavam com a resposta correta, enquanto outras não. Cada um resolveu individualmente a questão recebida pelo grupo, e depois compartilhavam entre si e decidiam quantos pontos eles dariam a cada resposta. Após isso, compartilhavam com o restante da sala o resultado e discutiam se a nota atribuída era realmente justa.
Convecção é a forma de transferência de calor comum entre gases e líquidos, pois ocorre através da movimentação de fluídos (quando a água ferve por exemplo). E foi esse conceito que a professora Fernanda mostrou ao 7º ano através de um experimento no laboratório. Veja algumas fotos:
Os alunos do 9º ano apresentaram no laboratório diversos experimentos. Sob a orientação da professora Fernanda, os alunos puderam conhecer e aplicar as etapas do método científico, e compartilharam entre si o que aprenderam sobre esse tipo de processo.
As células são uma das menores unidades que compõem a estrutura dos seres vivos. Como este é o assunto que vem sendo estudado pelo 7º ano, os alunos foram para o laboratório para continuar a construção desse estudo. Enquanto alguns usavam o microscópio para ver melhor estas estruturas, os outros usavam massinha de modelar para representar as células, mostrando cada estrutura que as compõem (como as organelas, por exemplo).