É possível aprender História de maneira lúdica? Por muito tempo, acreditou-se que os estudantes deveriam decorar as datas e os fatos, e isso seria aprender a nossa história.
Porém, os alunos do Núcleo de Interesse Colonizadores do Brasil - História & RPG nos ensinam que existem outras metodologias para a compreensão de processos do passado. Através da interpretação de personagens historicamente situados, eles vivem aventuras no Brasil colonial, entendendo a dinâmica daquela sociedade através de um jogo!
Qual a origem de tudo? De onde surgiu a vida, os planetas, o universo? Qual a origem de tudo o que existe? O projeto “De onde Viemos?” foi uma atividade interdisciplinar desenvolvida pelas disciplinas de ciências, história, geografia e filosofia. Através de histórias em quadrinhos, os alunos abordaram as diversas perspectivas sobre esse tema tão complexo que ainda não tem uma resposta pronta.
Na aula da professora Deborah (Matemática), aconteceu a apresentação dos candidatos a monitores de matemática e ciências. Cada um das duplas apresentou suas intenções e propostas.
As eleições para a escolha dos monitores e representantes acontecerá na próxima quarta-feira (14).
A forma mais antiga de se conhecer histórias é através da oralidade: a história que sua mãe conta e que ela ouviu de sua avó, que por sua vez ouviu pela mãe dela. Em sala, os alunos do 6º ano assistiram o filme “Pequenos contos”, que traz a história de vários contos populares. Depois disso, a professora Iara (português) pediu para que fizessem histórias em quadrinhos contando sobre a história de Zé Burraldo, alterando o que aconteceria no final. Um grande exercício para exercitar a criatividade e relembrar da importância da tradição oral.
Além de ser um exercício agradável, o FitDance, que é moda nas academias e na Internet, ajuda no desenvolvimento do ritmo e coordenação. A professora Priscila (educação física) trouxe esse estilo de exercício para uma de suas aulas com o 9º ano, proporcionando um momento muito divertido e descontraído.