No núcleo de interesse “Cinema em Sala”, ministrado pela professora Iara, os alunos têm aprendido vários conceitos da linguagem cinematográfica. Nas últimas semanas, o monitor de informática Hiago Bruno tem participado ativamente das aulas e atividades, apresentando diversos conceitos sobre a produção audiovisual, como o roteiro, iluminação e movimentos de câmera.
Você conhece o livro “Alice no País das Maravilhas”? O livro, que foi o paradidático usando no 8º ano durante a 1ª etapa, conta a história de uma jovem garota que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, onde encontra seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas.
Depois de trabalhar com os alunos na leitura do livro, a professora Jane propôs que fizessem releituras da obra em diferentes formatos. A criatividade rolou solta: os alunos produziram bonecos, desenhos, gravuras, paródias, notícias e muitas outras coisas sobre esta clássica história.
Um dos eventos mais importantes do ano, a Semana de Atualização de Conhecimentos de Linguagens e Códigos e Ciências Socias, está previsto para acontecer no mês de outubro. Desde já, os professores já começaram a propor atividades relacionadas a temática da edição deste ano.
Recentemente, a professora Thaís (que ministra o núcleo de interesse Teatro) promoveu uma Oficina de texto com os alunos. Juntos, eles pesquisaram sobre as regiões brasileiras e começaram a começaram a elaborar um roteiro de cena que envolvesse elementos culturais da região a qual seu grupo fosse responsável.
No dia 14 de março,os alunos do Colégio Sapiens comemoraram o Dia da Poesia com uma atividade bem interativa, realizando atividades que envolviam a leitura e a troca de algumas poemas. Na ocasião, puderam conhecer um pouco mais sobre a produção poética dos escritores Mário Quintana, Gonçalves Dias, Clarice Lispector e muitos outros. Foi um momento de muita descontração e reflexão em torno dos versos.
Qual a origem do nosso universo? Como surgiu a vida? De onde viemos? Do que somos feitos?
Estas foram algumas perguntas que os alunos do 9º ano tentaram responder do projeto interdisciplinar das áreas de Português e Biologia. Enquanto professora Lysianni trabalhou alguns aspectos da linguagem e do roteiro, a professora Fernanda trabalhou assuntos como as teorias da origem do universo, sobre evolução das espécies e composição dos átomos. E com isso, os alunos produziram diversos vídeos explicando estes assuntos. Para a edição, eles também receberam algumas orientações do monitor de informática, Hiago. Veja abaixo como ficou algumas produções: