Na semana passada, os alunos do sexto ano participaram de uma aula de campo super animada e repleta de descobertas no Planetário Rubens de Azevedo. A atividade faz parte do Projeto Interdisciplinar “De onde viemos?”, onde assuntos relacionados às origens do universo, do planeta e do ser humano serão contemplados através de múltiplas perspectivas, científicas e mitológicas durante a 1ª etapa do ano letivo.
Contados de geração para geração, os contos tradicionais variam infinitamente, e são muitas as possibilidades de serem contados. O 6º ano já começou o estudo de seu paradidático, “Contos Tradicionais do Brasil para Jovens”, de Luís Câmara Cascudo. Distribuídos em grupos de leitura, os alunos fizeram a leitura compartilhada de alguns textos específicos do livro.
Nesta obra, estão reunidos ‘causos’ que o autor ouviu de pessoas simples de seu estado natal, e estão divididos em temas como contos de encantamento, religiosos, etiológicos, adivinhação e outros.
Durante a aula de português, os alunos do 7º ano puderam assistir o documentário "O Riso dos Outros", de Pedro Arantes. A obra, que traz entrevistas e depoimentos de comediantes, humoristas, quadrinistas, acadêmicos, escritores e outros profissionais ligados ao humor e aos meios de comunicação, levanta questionamentos sobre os limites para o humor.
Após a exibição do filme, a turma debateu sobre as questões apresentadas e fizeram reflexões sobre a liberdade de expressão humorística e os limites para fazer humor, caricaturar, ironizar, desconstruir ou até o que pode insultar ou ofender.
Os alunos do 7º ano estão refletindo sobre a relação entre os sentimentos e a filosofia. Para isso, construíram um mapa dos sentimentos e os identificaram aproximando poemas, objetos ou fotos pessoais que se aproximassem daqueles significados.
No último sábado (25), aconteceu mais uma edição da Manhã Esportiva do Colégio Sapiens. Foram momentos de muita integração, cooperação e diversão. Desta vez, os professores de Educação Física apresentaram aos alunos o esporte Tchoukball, conhecido como “esporte da paz”.
A prática foi desenvolvida nos anos 60 e apresenta-se como uma espécie de mistura da Pelota Basca, de Handebol e Futebol e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários. O jogo surgiu com a proposta da exclusão de qualquer esforço por prestígio pessoal ou coletivo, sendo tanto um exercício social quanto atividade física.