Clássico da literatura universal, “Romeu e Julieta” vem há séculos encantando gerações de leitores apaixonados, que encontram na história escrita por William Shakespeare uma das mais belas e trágicas histórias de amor de todos os tempos. E este foi um dos paradidáticos trabalhos na disciplina de Inglês com os alunos do 7º ano (nível 3).
Os alunos do 9º ano apresentaram seus trabalhos relacionados a um dos paradidáticos usados em sala: Jane Eyre. Este romance clássico ambientado na sociedade inglesa do século XIX chocou leitores da época ao narrar a busca de uma mulher por igualdade e liberdade. Além de falar da questão sobre a luta das mulheres através do tempo, os alunos também buscaram fazer um paralelo sobre a relação dela com a família e sobre o sistema educacional da época comparado ao dos dias atuais.
A personagem principal, que dá nome ao livro, é órfã de pai e mãe e vive com parentes que a desprezam. Na adolescência, foi enviada para estudar em uma escola de caridade com um regime severo. Com seu espírito de grande independência, ela parte para trabalhar em Thornfield Hall, onde se apaixona por seu patrão, Mr. Rochester.
Personagem muito popular, as histórias do Rei Artur refletem a figura de um herói que conseguiu defender o seu território contra as invasões estrangeiras. Este mítico conto tem muita influência na cultura britânica e na literatura. E este foi tema de um dos paradidáticos trabalhados com o 9º ano. Em uma das atividades propostas, os alunos fizeram maquetes e encenaram um dos capítulos do livro.
Após aprendem sobre os conceitos de genética e os cálculos de probabilidade, os alunos do 9º participaram de um jogo de perguntas e respostas relacionadas a 1ª lei de Mendel.