Um ciclo de vida compreende o nascimento de indivíduo, seu período pré-reprodutivo, reprodutivo, pós-reprodutivo e sua morte. É necessário conhecer as fases da vida dos organismos para podermos entender as forças que governam a abundância deles em uma comunidade.
Para entender melhor sobre este assunto, os alunos do 6º ano fizeram um experimento de observação do ciclo de vida da mosca da banana.
No núcleo de interesse "Viver Ciências: Masterchef", ministrado pela professora Fernanda, os alunos observam e aprendem uns com os outros diversos conceitos sobre química e física e se deliciam com diversas receitas que, muitas vezes, eles mesmos criaram. As experimentações foram reunidas em um PDF que você pode visualizar logo abaixo:
Cubos, pirâmides, prismas, cilindros, esferas... os sólidos geométricos são objetos tridimensionais definidos no espaço, e são classificados de acordo com suas características. Para relembrar sobre este conteúdo, a professora Deborah (Matemática) organizou entre os alunos do 8º ano uma versão do jogo "Quem sou eu?" em que cada um deles tinham que tentar adivinhar qual palavra estavam segurando através das características apontadas pelos colegas.
As roldanas (ou polias) muitas vezes são utilizadas em máquinas para direcionar a força feita sobre determinados objetos de modo que seja possível desviar a trajetória ou levantá-los. O 9º ano viram em sala de aula, na prática, como funcionam.