Conteúdos Exigidos

• 6º ANO (LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA)

PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
•  Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, lenda, fábula, conto de fada e poema.
•  Identificação de aspectos composicionais e funcionais em diferentes gêneros de textos (propósito, interlocutor, situação comunicativa).
•  Identificação de aspectos formais em gêneros textuais narrativos (personagem, desenvolvimento da ação, foco narrativo, tempo, espaço) e descritivos (tema-título, a evidência do todo e o recorte em partes).
•  Recuperação de informações implícitas.
•  Reconhecimento do sentido de palavras e expressões, a partir do conteúdo linguístico e textual.
•  Distinção entre linguagem escrita e linguagem oral, verbal e não-verbal.
•  Inferência de conceitos e tomada de posicionamento diante de valores veiculados pelo texto.
•  Produção de textos considerando seus aspectos constitutivos e funcionais (o propósito comunicativo, a audiência, os lugares preferenciais de circulação e a especificidade do gênero).
•  Utilização de mecanismo discursivos e linguísticos de coerência e coesão textuais , conforme o gênero e o propósito do texto.

ANÁLISE LINGUÍSTICA
•  Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso: substantivo, adjetivo, pronome, verbo e advérbio.
•  Conhecimento das principais convenções ortográficas: acentuação, pontuação e grafia das palavras.

MATEMÁTICA

•  Sistema de Numeração Decimal: conhecer e operar com ordem, classe e valor posicional de números naturais de qualquer ordem de grandeza.
•  Operações (adição, subtração, multiplicação e divisão): utilização do cálculo mental aproximado ou exato; uso de estratégias convencionais de cálculo; análise, interpretação e resolução de situações-problema.
•  Números Decimais: leitura, representação e operação.
•  Frações: representação, equivalência e operação.
•  Porcentagem: reconhecimento e uso no contexto social, realização de cálculos simples.
•  Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum.
Grandezas mensuráveis (comprimento, massa, capacidade e superfície): reconhecimento das unidades usuais e utilização em situações-problema.
Gráficos e tabelas: leitura e interpretação daqueles que complementam textos jornalísticos e científicos.

• 7º ANO (LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA)

PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
•  Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, crônica, verbete, poema.

•  Distinção entre período simples e composto na organização sintática.
•  Identificação e classificação do sujeito dos adjuntos adverbiais (tempo, causa, modo etc)

MATEMÁTICA

•  Resolução de problemas envolvendo as quatro operações com números naturais e decimais
•  Potenciação: conceituação e cálculo de potência
•  Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum: resolução de problemas e cálculo do MMC e MDC
•  Frações: representação, operação, comparação e resolução de problemas
•  Porcentagem: conceituação e resolução de problemas
•  Medidas de comprimento: transformações e resolução de problemas
•  Polígonos: conceituação, principais propriedades
•  Área de polígonos (retângulo, quadrado, triângulo)
•  Medidas de área: transformações e resolução de problemas
•  Sólidos geométricos: reconhecimento e importância de utilização no nosso dia a dia
•  Estatística: construção e interpretação de gráficos, resolução de problemas envolvendo média aritmética.

• 8º ANO (LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA)

PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS E ORAIS
•  Identificação de aspectos formais em gêneros textuais narrativos (personagem, desenvolvimento da ação, foco narrativo, tempo, espaço, discurso direto e indireto) e descritivos (tema-título, a evidência do todo e o recorte em partes).

ANÁLISE LINGUÍSTICA
•  Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, verbo, advérbio e conjunção.
•  Distinção entre período simples e composto na organização sintática.
•  Identificação e classificação do sujeito, do verbo (transitivo e intransitivo) e dos adjuntos adverbiais.

•  Números inteiros
•  Números racionais
•  Operações com números inteiros e racionais
•  Porcentagem
•  Estatística: construção de gráficos
•  Proporcionalidade direta e inversa
•  Equação do 1° grau
•  Regra de três simples
•  Sistema de medidas
•  Áreas
•  Volumes

• 9º ANO (LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA)

PROFICIÊNCIA EM COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS E ORAIS
•  Identificação de características básicas dos gêneros textuais conto, crônica, verbete, poema e artigo.

ANÁLISE LINGUÍSTICA
•  Conhecimento das classes de palavras quanto ao conceito e uso: artigo, substantivo, adjetivo, pronome, preposição, verbo, advérbio e conjunção.
•  Distinção entre período simples e composto na organização sintática.
•  Identificação e classificação do sujeito, do verbo (transitivo e intransitivo) e dos termos ligados ao verbo (objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial).
•  Identificação da ação expressa pelo verbo em relação ao sujeito (voz ativa, passiva e reflexiva).

•  Números primos.
•  Polinômios.
•  Produto notável.
•  Estatística e probabilidade.
•  Sistemas de equações.
•  Paralelismo.
•  Soma dos ângulos internos de um polígono.
•  Teorema de Pitágoras e Teorema de Tales.

Calendário Escolar

« SETEMBRO/2017 »
DSTQQSS
Temos 8 evento(s) em setembro.

No momento estão 1 usuários online .
Rua Ildefonso Albano, 1654
sapiens@colegiocanarinho.com.br
Telefone: (85) 3226.4145 Fax:
Desenvolvido por: SCITUS (85) 3254.2127
Desenvolvido por: