Contos tradicionais do Brasil para jovens

Contados de geração para geração, os contos tradicionais variam infinitamente, e são muitas as possibilidades de serem contados. O 6º ano já começou o estudo de seu paradidático, “Contos Tradicionais do Brasil para Jovens”, de Luís Câmara Cascudo. Distribuídos em grupos de leitura, os alunos fizeram a leitura compartilhada de alguns textos específicos do livro.

Nesta obra, estão reunidos ‘causos’ que o autor ouviu de pessoas simples de seu estado natal, e estão divididos em temas como contos de encantamento, religiosos, etiológicos, adivinhação e outros.

Quais os limites do humor?

Durante a aula de português, os alunos do 7º ano puderam assistir o documentário "O Riso dos Outros", de Pedro Arantes. A obra, que traz entrevistas e depoimentos de comediantes, humoristas, quadrinistas, acadêmicos, escritores e outros profissionais ligados ao humor e aos meios de comunicação, levanta questionamentos sobre os limites para o humor.

Após a exibição do filme, a turma debateu sobre as questões apresentadas e fizeram reflexões sobre a liberdade de expressão humorística e os limites para fazer humor, caricaturar, ironizar, desconstruir ou até o que pode insultar ou ofender.

© 2019 Todos os direitos reservados.